A Vida é uma eterna procura.
Este blog é uma viagem interior e o reflexo de uma permanente busca do encontro
com O Deus-Amor, com o próximo, comigo própria...

Enfim, é o espelho de um espírito inquieto.

Pintura de Paul Klee

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Encontrar a Paz nas contrariedades

"Todos os homens buscam a paz. Por todo o lado, nas suas obras e de todas as maneiras, procuram a paz.
Ah! Pudéssemos nós libertar-nos dessa busca e procurarmos, nós, a paz, no tormento. Só aí nasce a verdadeira paz, aquela que permanece e dura...
Procuremos a paz na angústia, a alegria na tristeza, a simplicidade na multiplicidade, a consolação na contrariedade; é assim que nos tornaremos verdadeiras testemunhas de Deus."


Jean Tauler (c. 1300-1361), dominicano em Estrasburgo
Sermão 21, 4º para a Ascensão

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O esforço conquista a vitória

"O Caminho dos vencedores
é sempre traçado passo-a-passo
com muito esforço,
suor
e, muitas vezes,
com lágrimas...
Sabemos
que a alegria da vitória
compensa qualquer sacrifício.
Somente pessoas corajosas,
constantes
e decididas
chegam ao fim.
A perseverança conquista a vitória."


Autor desconhecido

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Onde está a força de um coração humilde?

"A alma do homem humilde é como o mar; quando atiramos uma pedra ao mar, a pedra agita a superfície das águas durante uns instantes, mas em seguida mergulha nas profundezas. Assim são absorvidas as dores no coração do homem humilde, porque a força do Senhor está com ele."

São Siluane (1866-1938), monge ortodoxo
Escritos

15 de Outubro, Dia de Santa Teresa de Ávila. Uma grande mulher.

"Nasceu em Ávila, a 28 de Março de 1515. Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila. Espanhola, de família nobre, bela e inteligente, foi uma criatura que lutou contra as suas contradições internas, contra as mentiras e hipocrisias de uma vida espiritual vazia. Santa Teresa ocupa um lugar especial dentro da mística cristã; é considerada um dos grandes mestres espirituais que a história da Igreja já conheceu. Entretanto, ela não pode ser esquecida como reformadora do Carmelo, como aquela que conseguiu devolver à Ordem Carmelita o seu primitivo vigor espiritual. Tinha como conselheiro espiritual São João da Cruz.É chamada Teresa, a Grande, por sua grandeza de mulher. Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher. Com a graça de Deus, uma graça. Em 1970, o papa Paulo VI, proclamou-a “Doutora da Igreja”, (tal como Santa Catarina de Sena) pela profunda mística e espiritualidade. Foram as duas primeiras mulheres a quem se reconheceu esta qualidade pelos méritos dos escritos doutrinários que deixaram. Muitas das obras de Teresa d’Ávila continuam sendo lidas e produzindo abundantes frutos espirituais: “O caminho da perfeição”, “Pensamentos sobre o amor de Deus”, “Castelo interior”. Morreu em 1582."

In "Evangelho Quotidiano"

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Os anéis de prata dos golfinhos - Encantador!!!

O filme mostra alguns golfinhos brincando com anéis de ar prateados, os quais eles próprios têm a habilidade de fazer debaixo de água. Não se sabe como aprenderam, ou se é uma capacidade inata. Como por magia, o golfinho faz um meneio rápido com a cabeça e aparece um anel prateado bem à frente da sua boca. É como se fosse uma bolha de ar que não sobe à superfície! Permanece debaixo da água como uma porta mágica para uma dimensão invisível. Uma das explicações para o fenómeno diz que invisíveis vórtices giratórios são gerados das costas do golfinho quando ele se move rapidamente e se volta. Quando os golfinhos partem a linha, as pontas são atraídas para um anel fechado. O fluido de alta velocidade à volta do centro do vórtex está a uma pressão mais baixa do que o fluido que circula mais longe. É injectado ar nos anéis pelas bolhas libertadas pelo orifício por onde o golfinho expele o ar. A energia do vórtex de água é suficiente para evitar que as bolhas subam, durante os segundos que duram as brincadeiras. Quando o anel se desfaz, as bolhas soltas sobem à superfície...
LINDÍSSIMO !!!!!!!!!