A Vida é uma eterna procura.
Este blog é uma viagem interior e o reflexo de uma permanente busca do encontro
com O Deus-Amor, com o próximo, comigo própria...

Enfim, é o espelho de um espírito inquieto.

Pintura de Paul Klee

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Palavras de PAZ, FORÇA e ESPERANÇA - Não é possível que nos passem ao lado... Não é possível ficar indiferente!

Texto adaptado de excertos do discurso de Obama na tomada de posse.

"É o altruísmo de trabalhadores que preferem trabalhar menos horas do que ver um amigo perder o emprego que nos faz passar os nossos momentos difíceis. É a coragem do bombeiro de enfrentar uma escada cheia de fumo, mas também a vontade de um pai cuidar de um filho, que no fim de contas, decide o nosso destino. Os nossos desafios podem ser novos, mas os valores em que o nosso sucesso assenta – trabalho árduo e honestidade, coragem e fair play, lealdade e patriotismo – estas coisas são velhas. Estas coisas são verdadeiras. O que temos de fazer é regressar a estas verdades.

O que nos é pedido é uma nova era de responsabilidade – um reconhecimento, da parte de cada americano, de que temos deveres perante nós próprios, a nossa nação, o mundo, deveres que não aceitamos relutantemente mas que abraçamos com vontade, firmes no conhecimento de que não há nada que dê mais satisfação ao espírito do que devotarmo-nos por inteiro a uma tarefa difícil.

Citando Thomas Payne, "em face dos perigos comuns, neste inverno das nossas dificuldades, vamos lembrar-nos destas palavras intemporais: com esperança e virtude, vamos corajosamente enfrentar as correntes geladas, e aguentar as tempestades que possam vir. Vamos que os filhos dos nossos filhos digam que quando fomos testados nos recusámos a deixar que a viagem acabasse, e que não virámos as costas, e que com os olhos fixos no horizonte e a graça de Deus, avançámos essa grande dádiva de liberdade e entregámo-la, em segurança, para as gerações futuras."

Não podemos consumir os recursos do planeta sem ter em conta as consequências. O mundo mudou, e nós temos de mudar também.

As gerações anteriores perceberam que não é só o nosso poder que nos protege. Mais, sabiam que o nosso poder cresce se for usado com prudência, a nossa segurança emana da justeza da nossa causa, da força do nosso exemplo."

Palavras mais utilizadas por Obama no seu discurso

in Público on-line de 22 de Janeiro de 2009

“This is not just an American dream... Also an Irish dream, a European dream, an African dream … an Israeli dream ... and also a Palestinian dream..." U2

Sem comentários: