A Vida é uma eterna procura.
Este blog é uma viagem interior e o reflexo de uma permanente busca do encontro
com O Deus-Amor, com o próximo, comigo própria...

Enfim, é o espelho de um espírito inquieto.

Pintura de Paul Klee

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Muda-te da tempestade para o repouso, e encontra-O

"Depois, Jesus obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto Ele despedia as multidões. Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só."
S. Mateus 14, 22 a 23
"Querido irmão, habito um deserto situado na Calábria, bastante afastado, de todos os lados, das habitações dos homens; aqui estou com os meus irmãos religiosos, alguns deles detentores de muita sabedoria; fazem vigília santa e perseverante, à espera do regresso do seu Mestre, para Lhe abrirem a porta quando Ele bater (Lc 12,36) [...].
O que a solidão e o silêncio do deserto trazem de útil e de divina alegria àqueles que os amam, sabem-nos aqueles que tal experimentaram. Aqui, de facto, os homens fortes podem recolher-se o quanto desejarem, ficar em si próprios, cultivar assiduamente as virtudes e alimentar-se, em felicidade, dos frutos do paraíso. Aqui esforçamo-nos por adquirir aquele olhar claro que fere de amor o divino Esposo e cuja pureza denuncia ver a Deus. Aqui nos dedicamos a um repouso bem preenchido e nos pacificamos em acções tranquilas. Aqui Deus dá aos seus atletas, para o labor do combate, a desejada recompensa: uma paz que o mundo ignora e a alegria no Espírito Santo [...].
De facto, que há de mais contrário à razão, à justiça, à própria natureza, que preferir a criatura ao Criador, perseguir os bens perecíveis mais que os bens eternos, os da terra mais que os do céu? [...] A Verdade em pessoa dá este conselho a todos: «Vinde a mim, vós que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos» (Mt 11,28). Não é um ingrato sofrimento ser atormentado pelo desejo de adquirir, pelas preocupações, pela ansiedade, pelo temor? [...] Foge, irmão, de todas estas inquietações, muda-te da tempestade deste mundo para o repouso tranquilo e seguro do bom porto."
São Bruno ( ? – 1101), fundador dos Cartuxos
Carta a Raoul le Verd, 4, 15-16

Sem comentários: