A Vida é uma eterna procura.
Este blog é uma viagem interior e o reflexo de uma permanente busca do encontro
com O Deus-Amor, com o próximo, comigo própria...

Enfim, é o espelho de um espírito inquieto.

Pintura de Paul Klee

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta-Feira Santa: Deus tornou-Se homem e sofreu porque Adão quis ser o que não podia ser

"Adão tinha desejado tornar-se Deus; tinha desejado uma coisa impossível.
Cristo cumulou esse desejo.
«Quiseste tornar-te, disse Ele, o que não podias ser; mas Eu desejo tornar-Me homem, e posso-o. Deus faz todo o contrário do que tu fizeste ao deixares-te seduzir. Desejaste o que estava acima de ti; quanto a Mim, agarro o que está abaixo de Mim. Tu desejaste ser igual a Deus; Eu quero ser igual ao homem. (...) Desejaste tornar-te Deus e não o pudeste. Eu faço-Me homem, para tornar possível o que era impossível»
Sim, foi realmente para isso que Deus veio. Ele dá testemunho aos seus apóstolos: «Desejei tanto comer esta Páscoa convosco!» (Lc 22, 15) (...) Desceu ao cair da tarde e disse: «Adão, onde estás?» (Gn 3, 9) (...)
Aquele que veio para sofrer é o mesmo que desceu ao Paraíso para encontrar Adão."

Severiano de Gabala (?-c. 408), bispo na Síria
6ª Homilia sobre a criação do mundo

Sem comentários: